Plano de Manejo do Parque Estadual Intervales
O plano de manejo de uma unidade de conservação deve ser entendido como um instrumento de planejamento e ordenamento territorial, construÃdo de forma processual, contÃnua, flexÃvel, gradativa e participativa.
​
O plano de manejo do Parque Estadual Intervales foi finalizado em 2009, tendo sido construÃdo com intensa participação social.
​
O Plano contém análises sobre a UC, sua inserção regional e relação com o entorno. Apresenta o zoneamento, os principais objetivos e atividades consolidadas nos programas de manejo. Analisa e apresenta também propostas enfocando aspectos institucionais e administrativos, de maneira a potencializar a capacidade de governança da UC para geração de receitas e gerenciamento adequado das ações necessárias.
​
Como instrumento orientador os objetivos deste plano são:
​
Conduzir o Parque Estadual de Intervales a cumprir os objetivos estabelecidos quando da sua criação em 1995;
Definir objetivos especÃficos de manejo, orientando com maior detalhamento possÃvel os gestores da Unidade;
Estabelecer a diferenciação e a intensidade de usos por meio de zoneamento, visando a proteção de seus recursos naturais e culturais;
Estabelecer normas especÃficas regulamentando a ocupação e o uso da terra da Zona de Amortecimento e sugerir caminhos para a integração da unidade no ContÃnuo de Paranapiacaba.
Promover a integração socioeconômica das comunidades do entorno e valorizar saberes tradicionais como princÃpios de governança;
Orientar a aplicação de recursos financeiros destinados ao Parque Estadual de Intervales
Fonte: Plano de manejo PEI – CapÃtulo Introdução